Hoje damos início a uma nova unidade (Unidade 3), e esta atividade baseia-se, como podemos concluir a partir do título, num dos componentes da multimédia, o texto.
Vamos começar por definir conceitos básicos desta unidade:
Codificação de caracteres
Os sistemas informáticos, nomeadamente o computador, apenas processam informação codificada por números. Para isso, existe um processo de codificação da informação.
Os caracteres são agrupados, formando conjuntos dos mesmos. A cada caractere corresponde um número chamado "codepoint". Os conjuntos de codepoints são processados pelo sistema, e irão ser representados por conjuntos de bits.
Tabelas de código "ASCII" e "Unicode"
Codificação "Unicode" Codificação "ASCII" |
- Codificação "Unicode": Este padrão permite a codificação de caracteres, sem serem limitados de 0 a 127, podendo atingir unidades com maior número. Pode representar os diferentes caracteres em diversos idiomas. Tal como na codificação ASCII, tem como função, associar/ou fazer a correspondência entre símbolos e números.
- Codificação "ASCII": É um padrão de codificação Americano, o mais utilizado mundialmente. A diferença presente entre este padrão e o padrão de codificação "Unicode", é que este não codifica caracteres acentuados, principalmente utilizados em idiomas Europeus.
Bibliografia:
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
-http://homepages.dcc.ufmg.br/~rodolfo/aedsi-2-10/Variavel/AsciiTable.png
-http://static.commentcamarche.net/pt.ccm.net/faq/images/ckLDiQh046sh8PoW-s-.png
-http://br.ccm.net/faq/9956-o-que-e-ascii-unicode-e-utf-8