terça-feira, 20 de outubro de 2015

Conceitos Básicos de Multimédia

Bom dia.
Esta atividade dará início a uma nova unidade, que se concentra na Multimédia.
Vamos começar por explorar conceitos básicos da Multimédia, que nos serão fundamentais para próximas atividades.

Multimédia

O termo multimédia engloba a comunicação de conteúdos a partir de vários meios físicos e/ou digitais. A multimédia faz também referência a meios que permitem difundir e armazenar conteúdos com estas características.
Uma atividade de multimédia pode apresentar informação sob a forma de imagens, vídeos, texto, alguns tipos de animação, entre outros.


Tipos de média

Os componentes de media podem ser classificados em vários níveis. Diferenciamo-los portanto:

  • Quando à sua natureza espácio-temporal - Destacam-se devido à sua duração temporal, e o espaço que ocupam. Podem portanto ser:
- Estáticos: Têm características independentes do tempo, apenas pode alterar a sua dimensão. 
                   Exemplos:
Imagem                                                                                               Texto

- Dinâmicos: Têm características dependentes do tempo, não se alteram as dimensões do ficheiro, mas tal como o nome indica, são dinâmicas, e apresentam movimento.
                      Exemplos:

Vídeos/Animações

  • Quanto á sua origem - Podem ser criados através de programas ou outro tipo de software, ou então obtidos por periféricos.
- Capturados: Resultam da utilização de periféricos, de forma a que o computador processe o conteúdo.
                       Exemplos:

Digitalização
- Sintetizados: São componentes criados através de programas próprios, relacionados com multimédia.
                        Exemplo:

Sintetização de uma imagem

Modos de divulgação de Multimédia

Quanto aos modos de divulgação de multimédia, podemos organizá-los em dois grupos, destacando-os na forma de como são partilhados os seus componentes publicamente:

  • Divulgação online - Permite total disponibilidade de acesso ao público, através de redes locais ou de navegadores (internet), como por exemplo a execução de anúncios.
  • Divulgação offline - O acesso ao conteúdo dos media está contido em suportes de armazenamento como por exemplo os CD, Pen, DVD, entre outros.

Anúncio de um novo modelo de carro da Ford.


Bibliografia:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
- http://conceito.de/multimedia
- http://conceitomultimedia.blogspot.pt/
- http://tapbookauthor.com/presentationPage/images/epekebok_multimedia.png
- http://images.ientrymail.com/webpronews/article_pics/youtube-video-download.jpg
 https://paracatumemoria.files.wordpress.com/2012/04/processo_de_digitalizac3a7c3a3o_dos_documentos_no_arquivo_pc3bablico_do_parc3a1.jpg
- http://img.ibxk.com.br/2582/102996.jpg
- https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/Ford_Show_1987.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário