sexta-feira, 11 de março de 2016

Subunidade 3 - Som (Introdução)

Bom dia.
Damos início a uma nova subunidade de Multimédia, a "Subunidade 3 - Som".
Começaremos como é usual por abordar alguns dos conceitos básicos deste tema.


  • O que é o som?

O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora. Em contradição, o silêncio será pois a ausência de qualquer som. Por exemplo, o ser humano consegue produzir som através da criação de vibrações nas suas cordas vocais.
  • O que é o áudio digital?
Áudio digital é a designação para representação de um sinal análogo. O som é convertido por um conversor analógico para um sinal digital, que produz dígitos que representam o valor de cada amostra. Nesta forma de "fluxo de dígitos", o sinal pode ser guardada/editada num computador, e ser transmitida para redes informáticas se assim o pretendermos.
  • Quais são e como se diferem os formatos de ficheiro de áudio digital?
Os formatos de ficheiro de áudio digital destacam-se em dois principais grupos: comprimidos e não comprimidos.

Os formatos comprimidos, como o nome sugere, são tipos de ficheiros que comprimem dados dos seus sinais no intuito de diminuir os respetivos tamanhos. Este tipo de formatos divide-se ainda em dois grupos que se diferenciam por ter perda ou não ter perda de qualidade. Os principais exemplos destes ficheiros são: "Waveform Audio (wav)", "Audio Interchange File Format (AIFF ou aif)", "Windows Media Audio Lossless (wma)", "Motion Picture Experts Group (MPEG)" ...

Por sua vez, os formatos não comprimidos garantem máxima qualidade, pois não modificam nem comprimem nenhum dígito ou bit original. Porém, em contrapartida requerem mais espaço, como por exemplo "DDA (Compact Disc Digital Audio)", "WAV", "AIFF".

Bibliografia:
- http://images.br.sftcdn.net/br/scrn/48000/48056/digital-audio-editor-11.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário